Válvula de expansão termostática - Funcionamento

Autor: Professor Pedro Guilherme Bueno

Válvula de Expansão termostática


A válvula de expansão termostática é o componente do sistema de ar condicionado responsável por provocar a rápida e controlada queda de pressão entre as linhas de alta e baixa pressão do sistema. Esse tipo de válvula é uma das mais utilizadas em veículos e seu funcionamento leva em consideração a variação da temperatura do fluído refrigerante, que é liberado por ela como meio de controlar sua atuação e, consequentemente, o conforto térmico no interior do veículo.

Através da imagem abaixo é possível compreender seu funcionamento e atuação do mecanismo interno, que causa a variação de expansão do fluído refrigerante.
O corpo da válvula termostática é atravessado simultaneamente pelo circuito de entrada (3) e pelo circuito de saída do evaporador (2).
O expansor termostático corrige constantemente a quantidade de fluído expandido em função da temperatura na saída do evaporador (2), ou seja, quando a temperatura na saída do evaporador (2) é elevada, o fluido contido na cápsula termostática (1) dilata-se empurrando a esfera (4) que abre completamente o circuito de entrada no evaporador (3) produzindo o máximo de frio e diminuindo a temperatura no evaporador.
Quando a temperatura na saída do evaporador (2) for muito baixa, o fluido contido na cápsula termostática (1) se contrai, fazendo com que a esfera impeça a passagem do fluído (3) diminuindo a produção de frio.


Na animação seguinte é possível visualizar dinamicamente a atuação dos mecanismos internos da válvula de expansão termostática e também o deslocamento do fluído refrigerante, que sofre as variações de expansão e temperatura, o que, consequentemente, altera o controle térmico no interior do veículo.


Ficou com dúvida? Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe.

Comentários