Transmissão automática - Teste de Stall

Autor: Professor Pedro Guilherme Bueno


VERIFICAÇÃO DO CONVERSOR DE TORQUE – TESTE DE STALL


Imagem 1: Conversor de torque.


O objetivo deste teste é medir a rotação máxima do motor quando o conversor de torque perde rotação nas marchas Drive (D) ou Ré (R) para verificar o conversor de torque (operação da embreagem de uma via e estator) e o desempenho de fechamento das embreagens e freios que estão embutidos na transmissão. 



Por questões de segurança, as pessoas devem ser afastadas da dianteira e traseira do veículo durante a execução deste teste. 



VERIFICAÇÕES ANTES DO TESTE: 



Inicialmente verificar o nível e a temperatura do fluido da transmissão e também a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. 



Para verificação do nível do fluido da transmissão sempre buscar o procedimento adequado no manual de reparo da caixa de transmissão. 



Para a execução do teste, a temperatura do fluido da transmissão automática deve estar entre 60 e 80°C aproximadamente, devendo ser verificada preferencialmente com um aparelho de diagnóstico diretamente na leitura de parâmetros da central eletrônica da transmissão. 


Imagem 2: Parâmetro de temperatura do fluído da transmissão. 


A temperatura do líquido de arrefecimento do motor deve estar entre 80 e 100°C aproximadamente, também devendo ser verificada preferencialmente com um aparelho de diagnóstico diretamente nos parâmetros da central eletrônica da transmissão ou injeção do motor. 


Imagem 3: Parâmetro de temperatura da água do motor.


REALIZANDO O TESTE: 



Levantar o veículo, puxar a alavanca do freio de estacionamento para acioná-lo e pressionar totalmente o pedal do freio. 



Ligar o motor do veículo e mover a alavanca do seletor para a posição Drive (D). Pressionar totalmente o pedal do acelerador realizando uma leitura rápida da rotação máxima do motor nesta ocasião, mantendo o pedal de freio ainda totalmente acionado. 



Não mantenha o pedal do acelerador totalmente pressionado por mais de 5 segundos. 



Testes além deste tempo criam risco de destruição do conversor ou da caixa de velocidades automática. 



Caso seja necessário repetir o teste de “stall” quando a temperatura do fluido da transmissão for superior a 80°C, mover a alavanca do seletor de marchas para a posição Neutro (N) e deixar o motor funcionar a aproximadamente 1000 rpm por pelo menos um minuto. Aguardar até a temperatura do fluído da transmissão voltar aos 80°C ou menos. 



A rotação do motor durante o teste de “stall” nas condições citadas acima com a alavanca de seleção na posição Drive (D) deve estar aproximadamente dentro do padrão de 2300 a 2600 rpm. 


Repete-se o mesmo procedimento para a verificação do conversor com a alavanca do seletor na posição Ré (R) e repita o teste descrito acima. 


A rotação do motor durante o teste de “stall” com a alavanca de seleção em Ré (R) deve estar aproximadamente dentro do padrão de 2300 a 2600 rpm. 



ANÁLISE DOS RESULTADOS DO TESTE DO CONVERSOR DE TORQUE 



1ª SITUAÇÃO: A rotação de “stall” é muito alta nas marchas D e R. 



Possíveis causas: 

• Falha no conversor de torque (Deslizamento nas ranhuras do conversor de torque e eixo de entrada).   
• Pressão das linhas baixa. 
• Deslizamento dos freios de Ré de baixa e falha na embreagem do conversor. 


2ª SITUAÇÃO: A rotação de “stall” é muito alta somente na Marcha D. 


Possível causa: 
• Deslizamento das embreagens de marcha baixa. 


3ª SITUAÇÃO: A rotação de “stall” é muito alta somente na marcha R. 



Possível causa: 

• Deslizamento das embreagens da marcha Ré. 


4ª SITUAÇÃO: A rotação de “stall” é muito baixa nas marchas D e R. 



Possíveis causas: 

• Falha no conversor de torque (Deslizamento da embreagem do conversor) 
• Pressão das linhas baixa. 
• Rendimento deficiente do motor. 


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Comentários

  1. Olá tenho um ford 1932 com motor 302 e caixa automatica c4 e eu coloquei om blower e a marcha lenta ficou um pouco alta e ao engatar a marcha pra frente oumpra tráz para arrancar o carro já sai andando e tenho que segurar no freio., tem alguma regulagem sem ser na marcha lenta que solucione este problema que mesmo com a lenta um pouco alta o carro não saia andando quando engato?

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